ROSÁCEA: DICAS DE BELEZA E SAÚDE

Vocês já ouviram falar em Rosácea?
A Rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica caracterizada por vasos finos avermelhados.É mais comum em mulheres e a sua origem ainda é desconhecida, sendo que as pessoas de pele clara são mais acometidas pela doença.
Para combater os efeitos existem alguns remédios caseiros que se podem fazer de uso externo:
Decocções de folhas:
A sua aplicação deve ser feita  2 vezes por dia sobre a pele afectada com a ajuda de compressas embebidas numa destas preparações:
- Decocção de alface cultivada, 200 g de alface em 0,5 l de água, ferver 2 horas
- Decocção de arando, 30 bagas frescas para 1  de água, ferver em lume brando durante 20 minutos; deixar arrefecer antes de coar
- Decocção de castanhas-da-índia, 6 castanhas descascadas, cortadas em pedaços, em 1 l de água, ferver 15 minutos
- Decocção de golfão-branco, 5 flores secas para 0,15 l de água, coar, adicionar 1 colher de álcool canforado e conservar esta loção num frasco rolhado
- Decocção de malva, 40 g de folhas para 1 l de água, ferver 15 minutos
- Infusão de tília, 40 g de flores para 1 l de água fervente, infundir 10 minutos; aplicar, friccionar e massajar para ajudar a penetração
- Decocção de videira, 80 g de folhas secas e fragmentadas para 1 l de água, ferver 5 minutos, infundir 15 minutos
Cataplasma de folhas frescas contundidas:
alface-brava
-  flores de alteia
- erva–ulmeira
- morangueiro
- trevo-cervino
Esta doença é crônica e não existe nenhum tratamento específico que elimine definitivamente os seus efeitos na pele, porém ela pode ser controlada.
MAQUIAGEM PARA QUEM TEM ROSÁCEA
Uma das coisas que pude perceber é que a pessoa com Rosácea precisa se acostumar a ler rótulos. É fundamental ter conhecimento das formulações que ajudam e atrapalham e adotar como regra ler TODOS os rótulos antes de comprar.
A rosácea pode trazer ansiedade e afetar a auto-estima. Como se não bastasse o problema em si, a pele ainda costuma reagir a diversos cremes de cuidados com o rosto. Mesmo cremes destinados a peles sensíveis podem deixar a pele do portador ainda mais irritada. Pessoas com rosácea têm dificuldade para encontrar filtro solar, maquiagem e cosméticos que não causem ardor ou vermelhidão.
Mesmo assim a proteção solar é fundamental. Em primeiro lugar, para diminuir risco de câncer de pele e envelhecimento precoce. Quem tem rosácea geralmente tem pele clara e a predisposição a esses problemas não deve ser desprezada. Em segundo lugar, a exposição desprotegida ao sol, além de poder deflagrar uma crise, faz com que a rosácea se agrave cada vez mais.
Assim, além de fugir do sol usando chapéu e ficando à sombra sempre que possível, use protetor solar diariamente. O protetor ideal deve ser hipoalergênico, sem perfume e destinado a peles sensíveis. Na hora da compra, observe a composição. O protetor deve conter ingredientes chamados físicos ou inorgânicos, como dióxido de titânio e óxido de zinco. São os mais indicados para você. Procure também na composição ingredientes que previnem irritação. Alguns exemplos: silicone, dimeticone e ciclometicone. Também é interessante que o filtro contenha ingredientes antiinflamatórios, como bisabolol, aloe vera e vitamina E.
Prefira loções de limpeza para peles sensíveis. Existem vários produtos industrializados, e você pode encontrá-los facilmente em farmácias. Eles não contêm sabões ou detergentes, que ressecam e irritam ainda mais a pele sensível. Outra opção é usar um syndet, produto para limpeza da pele que também não contém detergentes agressivos. Não use adstringentes, esfoliantes ou tônicos faciais. Evite produtos que contenham fragrância em sua formulação. Evite também produtos com álcool ou hamamélis. Sei que é chato, mas você deve se habituar a ler rótulos.
Se você usa maquiagem, procure produtos fáceis de espalhar e de remover. Maquiagens à prova d´água são difíceis de limpar, e o ato de esfregar a pele e a necessidade de demaquilantes potentes aumentam o risco de irritações. Experimente usar, se necessário, um corretivo com tom esverdeado. O verde disfarça o avermelhado da pele. Passe o corretivo nos locais de vermelhidão e então uma base normal sobre toda a pele. Finalmente, procure maquiagem hipoalergênica, sem perfume e destinada a peles sensíveis.
Os produtos minerais são os mais recomendados,abaixo alguns produtos indicados por Dermatologistas para cuidados com limpeza e hidratação:
1- Rosaliac hidratante anti-vermelhidão - reduz a vermelhidão e possui vitaminas B e C, com coloração esverdeda.
2- Rosaliac UV hidratante anti-vermelhidão com SPF 15 - igual ao anterior mas sem a coloração verde e com protecção UV adicional.
3- Rosaliac UV Rich fortificante anti-vermelhidão com SPF 15- Igual ao anterior, mas especialmente formulado para peles secas a muito secas. Também tem coloração esverdeada.

De seguida, falo-vos da linha da Avéne para tratar peles com Rosácea:


1- Diróseal - creme esverdeado para uso nocturno, aumenta a espessura da epiderme e a resistência vascular. Prescrição médica, usado em eritema e pós-cirurgia vascular a laser.
2- Redness relief, creme com SPF 15 - creme verde que ajuda a minimizar a aparência vermelha da pele, enquanto estimula a microcirculação enquanto protege dos raios UV.
3- Gel de limpeza extremamente suave para peles intolerantes -  gel de limpeza. Não é necessário usar água, indicado para pele intolerante, com ardor, usado em situações pós microdermoabrasão e laser.
4- Creme para pele intolerante - renova a barreira natural da pele e restitui o nível de conforto. Usado nas mesmas situações que o anterior e co-adjuvante com tratamentos para a acne.

De seguida, a Bioderma:


 1- Sensibio H2O - desmaquilhante que remove toda a maquilhagem e limpa a pele. Pode ser usado só como limpeza de pele, mesmo sem maquilhagem. (Tenho a dizer que este é o meu desmaquilhante preferido, é absolutamente fantástico, não repuxa nada a pele e não me vejo simplesmente a usar outro porque este é mesmo fora de série.)
2- Sensibio AR - reduz a vermelhidão e a sensação de aquecimento, protege das agressões externas.

Por último, a Uriage:

1- Roséliane fluído de limpeza - O Roséliane Fluido de limpeza elimina todas as impurezas e desmaquilha o rosto e os olhos sem necessidade de enxaguamento.

2- Roséliane creme anti-vermelhidão - Cuidado anti-vermelhidão descongestionante, calmante e hidratante, Roséliane Creme Anti-vermelhidãocorrige e atenua visivelmente a vermelhidão difusa, limita o seu aparecimento e acalma as sensações de calor e de repuxamento.
3- Roséliane Creme com cor -  foi especialmente formulado para disfarçar subtilmente a vermelhidão difusa e as imperfeições do rosto e completar a acção anti-vermelhidão de Roséliane Creme.

Há ainda maquilhagem que pode ser usada para disfarçar este problema:

1- Avéne - Couvrance stick 
2- Make up forever - primer em verde HD
3- Make up forever - paleta de correctores
4- Smashbox - primer verde
5- Benefit - you’re bluffing corrector
6- Benefit - bluffpowder

Podem ainda usar bases com cobertura de média a alta por cima destes produtos e é como se a Rosácea não existisse. A base da MAC indicada para pele branquinha com rosácea é a NC 25, vale o investimento.

Fontes: Dra Lúcia Mendel – Dermatologista e m_I_a.// Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução.

About these ads

10 comentários sobre “ROSÁCEA: DICAS DE BELEZA E SAÚDE

  1. Oi Jaque!! Se eu te contar que não tenho dermato você acredita?? Pois é, me perguntam isso com frequência e é a mais pura verdade. Sou muito curiosa e aprendi bastante sobre pele e tenho um agente facilitador: trabalho na saúde. Eu compro os produtos da La Roche na Droga Raia do Anália Franco. Os preços não variam muito e lá costumo encontrar toda a linha La Roche. Espero ter ajudado. Um grande beijo!!

  2. Olá Val, seria possível vc me passar o tel da sua dermato para que eu possa marcar uma consulta. Além disso,gostaria de saber onde encontrar o rosaliac.Aguardo seu retorno.Atenciosamente!Jaquelinejaque-duarte2011@bol.com.br

  3. Olá Val, muito boa a sua matéria, fico feliz em saber que ainda existem pessoas que se preocupam com o próximo. Já já irei verificar os precinhos q na verdade não deve ser precinhos!rsDeus te abençoe.

  4. Meire,todos os posts são pesquisados para de fato auxiliarem de alguma forma as pessoas, não repasso informações especulativas, portanto sinta-se segura para seguir as orientações sobre a rosácea,elas foram orientadas por uma Dermatologista especializada no assunto.E depois me conta se surtiu efeito, certo?Um grande beijo.

  5. Adorei o texto.Bem , como tenho rosácea, já havia pesquisado sobre tema. Mas nada tão explicadinho como o seu. Quero dizer,dicas de produtos específicos para meu tipo de pele. Ah e obrigado pela dica da base, já havia pesquisado sobre ela mas não sabia a numeração adequada e como na minha cidade não tem essas marcas teria que comprar pela net, e pelo preço não dava pra arriscar.Bjus…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.